Dorival Júnior se tornou o primeiro treinador do São Paulo no século a não ser derrotado nenhuma vez nos dez primeiros jogos sob o comando da equipe.
A vitória do Tricolor na última terça-feira, diante do Puerto Cabello, pela Copa Sul-Americana, por 2 a 0 foi a sexta do técnico em um mês de trabalho. Ele acumula outros quatro empates.
Dorival entrou para um seleto grupo de treinadores que conseguiram tal feito pelo São Paulo. Além dele, Rámon Platero (1930), Rubens Salles (1931), Eugênio Medgyessy (1932), Alfredo Ramos (1972), Pepe (1986) e Muricy Ramalho (1996) também ficaram invictos em seus dez primeiros jogos. Os dados foram levantados pelo pesquisador Alexandre Giesbrecht, do "Anotações Tricolores".
Para se tornar o treinador com a maior sequência invicta em um início de trabalho na história, Dorival Júnior ainda terá um grande caminho a percorrer. Isso porque o recorde ainda é de Ramón Platero, que em 1930 ficou 18 jogos sem perder, com 13 vitórias e cinco empates.
Os próximos oito jogos do São Paulo são contra Goiás, Sport, Grêmio, Tolima, Palmeiras, Athletico-PR, Cruzeiro e Tigre. A sequência é complicada, mas a equipe vive um momento de confiança e entrosamento que dão esperanças ao torcedor.
O compromisso diante do Goiás já acontece no próximo sábado, às 21h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador deve ter os retornos de Nestor e Arboleda para o confronto.
Aproveitamento de pontos
Apesar dos ótimos números nesse início de trabalho, Dorival não é recordista de aproveitamento de pontos de Dorival no século. As seis vitórias e quatro empates dão ao treinador um desempenho de 73,3%. Hernán Crespo, em 2021, e Cuca, em 2004, tiveram 83,3% de aproveitamento em suas dez primeiras partidas.
O argentino, porém, disputou noves jogos do Paulistão e um pela Libertadores no período, enquanto Dorival teve confrontos pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Mais do que o aproveitamento, o atual treinador já encaminhou as classificações nas duas competições mata-mata e pode entrar no G4 do Brasileirão na próxima rodada.
Em sua primeira passagem pelo Tricolor, em 2017, Dorival Júnior acumulou três vitórias, três empates e quatro derrotas em seus dez primeiros jogos. Um aproveitamento de 40%.
0 Comentários